quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Colírio do dia


Reflexão


Família desesperada procura garoto desaparecido em Macau


Um vendedor de cocadas de 14 anos está desaparecido na região da cidade de Macau, desde a tarde de ontem. Rafael Alex Eudes Da Silva tem 14 anos. É magro, tem 1,56m de altura e é moreno.
Na tarde desta terça-feira ele saiu de casa na cidade de Diogo Lopes para vender cocadas em Macau e desapareceu.
Os familiares estão muito aperreados e pedem qualquer notícia do garoto. As informações podem ser passadas pelos números 8828-4298 ou 3672-4776.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Colírio do dia


Contran reduz tolerância de álcool no teste do bafômetro


Da Agência Brasil
Brasília –  A partir de hoje (29), quem for pego dirigindo sob efeito de álcool sofrerá penalidades e pode ser preso. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou hoje (29), no Diário Oficial da União, a Resolução 432/13 que estabelece diretrizes para o cumprimento da Lei Seca mais rigorosa, sancionada em dezembro do ano passado.
Pela resolução, se o teste do bafômetro apontar marca igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, o motorista será autuado, responderá por infração gravíssima, pagará multa de R$ 1.915,40, terá a carteira de habilitação recolhida, o direito de dirigir suspenso por 12 meses, além da retenção do veículo. Antes, o limite era 0,1 miligrama de álcool por litro de ar.
Caso o teste aponte concentração igual ou superior a 0,34 miligrama por litro de ar, o ato de dirigir passa a ser considerado crime e o motorista, além de pagar a multa e ter a carteira de motorista apreendida, será encaminhado para a delegacia. Comprovada a embriaguez, o condutor pode ser condenado à detenção de seis meses a três anos.
Nem mesmo o uso de enxaguantes bucais com algum teor alcoólico escapa das novas regras. “A lei não dá margem. Qualquer concentração estará sujeita a penalidade. No caso do enxaguante, o caso teria que ser analisado individualmente, mas o condutor seria pego pelo bafômetro", explica o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
A embriaguez pode ser comprovada pelo teste do bafômetro, exames laboratoriais, vídeos ou testemunhos, de acordo com a resolução. Os policiais deverão preencher um questionário. No documento, marcarão os possíveis sinais de embriaguez que o condutor apresente, como sonolência, olhos vermelhos, vômito, soluços, desordem nas vestes, odor de álcool no hálito, agressividade, exaltação, arrogância, ironia ou dispersão. De acordo com o ministro, não existe um número mínimo de características exigido para justificar a embriaguez. “Ele deve apresentar um conjunto dessas características. Geralmente uma vem acompanhada de mais”.
Caso o condutor apresente esses sinais, está sujeito às penas administrativas mesmo que se recuse a fazer o teste do bafômetro ou o exame de sangue. Para a infração ser considerada crime, é preciso a comprovação por meio de exames, não necessariamente de sangue. “Eles [os exames] serão determinados pelo agente de trânsito e o condutor será encaminhado ao laboratório indicado na delegacia”, explica o ministro. O condutor pode recorrer à Justiça.
Aguinaldo Ribeiro disse que, para melhor aplicação da legislação, os agentes de trânsito estão fazendo cursos de capacitação, que serão ampliados em 2013. O governo espera, com as medidas, reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito até 2020. De acordo com dados do ministério, a redução tem por base o número de mortes registrado em 2010, 42 mil.

Porque a ZPE do Sertão parece ser tão complicada?

Prazo para início da ZPE do Sertão, de acordo 
com a legislação, esgotou-se no ano passado. 
O governo federal autorizou as duas ZPEs do Rio Grande do Norte – Macaíba e Assú e deu prazo para início das obras de implantação.
A de Macaíba ainda engatou uma macha lenta.
Já a ZPE do Sertão, em Assú, não saiu do canto.
A explicação, no grosso modo, é simples: mesmo a região possuindo enorme potencial é precária em infraestrutura econômica.
Como viabilizar o empreendimento desse tamanho nessas condições?
A área designada para a ZPE (e autorizada em Brasília) foi invadida há cerca de dois anos e, não obstante a solicitação formal de providências à prefeitura, nenhuma medida foi tomada até hoje.
Qual o capitalista que manteria a decisão de colocar vultosos recursos num projeto instalado em uma área invadida?

Estica e puxa
A administração da ZPE está nas mãos de um investidor inglês, no caso Brian Tliper, mas há rumores que há uma tentativa de puxar-lhe o tapete.
Nesse caso, seria necessário recomeçar tudo do zero. Ou seja, o poder público municipal teria de encontrar investidores alternativos com cacife para bancar milhões (quiçá, bilhões) de dólares.
A ZPE do Sertão é um projeto caro, competitivo, altamente profissional, voltado para o mundo. Nesse negócio, não há espaço para amadorismo.
Diante de uma oportunidade de ouro com prazo de validade vencido, é triste ver que o esforço de uma parte de gente é descartar o investidor.
Em meio a essa fratricida visão, podemos prevê que o Vale do Açu não vai estar muito diferente de agora, daqui a mais meio século.
Deputado lamenta descaso
Diante do risco de Assú ficar sem a ZPE do sertão, o deputado George Soares (PR) lamentou a pouca atenção por parte do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal do Assú, dada ao projeto.
Segundo o parlamentar, a região pode perder a chance de criar de 50 mil empregos diretos, bem como o fortalecimento econômico e social do estado.
George Soares já levou o debate para a Assembléia Legislativa, onde cobrou mais celeridade na condução do projeto e pediu empenho de todos para viabilizar sua execução.

"Cabe o governo do estado e a prefeitura do Assú se empenharem para implantar nossa ZPE", disse o deputado.
Nova audiência sobre a ZPE
O presidente do legislativo assuense, vereador Eliomar Alves (PMDB) já sinalizou que poderá convocar em breve uma audiência pública para colocar em discussão o projeto de implantação da ZPE do Assú.

Heliomar integrou a delegação que esteve segunda-feira (28) participando de um encontro formal com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), em Natal. 

Será então a oportunidade para os responsáveis pela empresa administradora prestar uma série de explicações sobre o projeto em seus mínimos detalhes.

Tal audiência poderá acontecer no mês de março no início dos trabalhos da Câmara Municipal de Assú.

ANIVERSARIANTE DO DIA




Meus cumprimentos felicitativos  o aniversario de Minha tia Francisca das Chaga que Jesus ti ilunime  acada momento de sua vida ...

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Quadrilha assalta veranistas na praia de Pedra Grande


[Foto: Voz de Areia Branca]
Fabiano Pereira da Silva e Alexsandro 
Cledson de Souza Almeida estão presos 

Mais de 20 carnaubaenses - entre adultos e crianças - viveram momentos de pânico sob mira de revólveres nas primeiras horas deste domingo na Praia de Pedra Grande, litoral de Porto do Mangue

Os bandidos encapuzados invadiram a residência e, segundo uma das vítimas, durante 30 minutos "tocaram terror".

Fazendo ameaças e apontando armas para a cabeça dos veranistas, reviraram tudo na casa e levaram até o som de um veículo que estava estacionado.

Na ação, quatro elementos conseguiram tomar celulares, relógios, dinheiro e um veículo que foi abandonado mais adiante, onde fizeram outros arrastões.
Prisões  

A Polícia Militar de Areia Branca, Porto do Mangue, Carnaubais e Alto do Rodrigues foram acionadas e fizeram diligências para capturar a quadrilha.

Foram presos em flagrante na cidade de Areia Branca, Alexsandro Cledson de Souza Almeida, 34 anos e Fabiano Pereira da Silva, 31 anos.

Ambos afirmam que são moradores de Pendências, mas a polícia detém informações de que os mesmos são oriundos de Mossoró.

Foram ouvidos pelo delegado Flávio Montanha e aguardam os procedimentos de praxe. Outros criminosos conseguiram fugir do cerco policial.

Atendendo recomendação do TCE Prefeitura de Areia Branca não realizará o Carnaval 2013


Prefeita oficializa a não realização do carnaval 2013
A Prefeitura Municipal de Areia Branca, em atenção a recomendação conjunta do Ministério  Publico Federal, Ministério Publico Estadual e do Ministério Publico junto ao Tribunal de Contas  do RN, que proíbe a realização de festejos com recursos do erário municipal enquanto perdurar o estado de emergência, vem através desta, comunicar que após inúmeros esforços junto aos órgãos competentes acima mencionado, buscando a realização do carnaval por parte do poder publico, não obteve êxito. Dessa forma, atenderá a referida  recomendação e informa que o município de Areia Branca não realizará gastos com o carnaval 2013. A prefeita fala com exclusividade no programa de Cleodon Bezerra.

aniversariante do Rhanflly Cabral


Rhanflly Cabral e seu amigo 

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Seara faz trabalho de revisão dos limites territoriais entre Porto do Mangue, Areia Branca e Carnaubais Foto: Lionildo Silva


Por Assessoria Seara

Nesta sexta-feira (25), as 9 horas da manhã, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), realizou encontro para apresentar dossiê que conclui trabalho de georreferenciamento - que define limites territoriais - do município de Porto do Mangue com Areia Branca e Carnaubais, na Mesorregião Oeste Potiguar.

O secretário da Seara, Rodrigo Fernandes, na ocasião, apresentou relatório técnico, mostrando passo a passo, da vistoria de linha divisória entre os municípios.

Segundo o técnico da Seara responsável pela execução do trabalho, Valdemir Sales, o objetivo do relatório é levantar e organizar, em escritório/gabinete e no campo, informações técnicas, legais e administrativas sobre os limites municipais entre os municípios sobreditos.

Para chegar a conclusão definitiva do serviço, foram realizadas três etapas: Pesquisa e análise da documentação existente; Coleta de dados em campo, e Análise da cobertura da coleta dos censos realizados pelo IBGE, principalmente o Censo 2010.
 

Prefeito de Porto do Mangue entra na luta para recuperar terras perdidas para municípios fronteiriços


Com base do real posicionamento dos limites que envolvem os municípios de Porto do Mangue com Areia Branca, o prefeito Titico Gomes (PMDB) afirma que vai reaver espaços perdidos.

- “Mais de 4 mil metros na costa estão hoje sob domínio de Areia Branca”. Disse o gestor, adiantando que “Carnaubais também avançou sobre terras pertencentes a Porto do Mangue”.

As declarações do prefeito Titico são baseadas nas leis de criação dos municípios.

O gestor porto manguense está munido de documentos como cartas de localização da SUDENE, mapas municipais estatísticos, leitura e interpretação em fotografias aéreas e imagens de satélites.

Titico recebeu um relatório completo foi entregue pela Seara.

Além de perca de território, Porto do Mangue vem sendo prejudicado na distribuição mais precisa das receitas municipais, tais como: royalties, Fundo de Participação dos Municípios etc.

Certamente, o gestor buscará junto os órgãos competentes, resolver da melhor forma possível o litígio com os municípios vizinhos.