sábado, 5 de janeiro de 2013

Colírio do dia


Prefeito reduz de dez para cinco o numero de secretarios no seu segundo governo


 Prefeito preocupado com as arrecadações
O Prefeito reeleito de Porto do Mangue  Fco Gomes Batista(Titico)  reduziu de dez  para cinco  o numero de secretários  que irão trabalhar  na sua segunda gestão, a medida foi adotada com o objetivo de reduzir gastos. O Prefeito anunciou os nomes de Adecio Luiz para Finanças,  Maria Irenice  para  a  Saúde, Lenoir Felipe para Educação, Maria Clara para Assistência Social e Keila Soares para a pasta da Administração. O Prefeito  disse ao Blog que nos últimos meses  de 2012 o governo municipal teve um perda consideravel  na arrecadação de recursos principalmente o FPM influenciado pela isenção do imposto sobre produtos industrializados IPI, essa redução desestabiliza qualquer um, você trabalha com uma perspectiva e, de repente, ela muda. Então, é necessário se adequar, promovendo mudanças no governo, as estimativas de recursos para 2013  ainda são preocupantes por isso  é importante manter o cuidado com os gastos. Quanto a indicação de novos auxiliares o prefeito acredita que ate o final do primeiro trimestre do ano em curso já se tenha uma  previsão otimista  para novas indicações de pessoal,  afirmou Titico. 

Prefeitura consegue retorno de linhas de ônibus que haviam sido suspensas em Mossoró




A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) determinou que as empresas que suspenderam as atividades de quatro ônibus das linhas Juvenal Lamartine, Abolição, Boa Vista e Belo Horizonte retomem os serviços imediatamente, e abriu um processo de advertência contra as empresas por descumprimento da lei que diz que qualquer suspensão de serviços públicos seja comunicada previamente ao Poder Executivo.

O comunicado foi feito pela prefeita Cláudia Regina durante reunião com representantes das empresas para tratar do problema.

A prefeita disse que considera justas algumas reivindicações dos empresários, mas não concorda com a suspensão ilegal dos serviços. “Não posso permitir que uma lei seja descumprida desta forma. A gestão pública municipal não abre mão da defesa dos direitos do cidadão mossoroense”, disse a prefeita.
A promotora de Defesa do Consumidor, Ana Ximenes, que participou da reunião, também considerou ilegal a atitude das empresas que suspenderam os serviços sem comunicado oficial à Prefeitura. “As empresas deveriam comunicar previamente à prefeitura a suspensão de atividades. Não é admissível que se trate a gestão pública como refém”.
A promotora também expediu recomendação às empresas para que retornem imediatamente às atividades dos ônibus paralisados e à prefeitura que mantenha a sanção de advertência contra as empresárias.
As empresas, representadas pelo gerente da Cidade do Sol, Amaro Duarte, e pelo subgerente da Sideral, Veridiano Francisco da Silva, falaram dos problemas financeiros que afetam as empresas e alegaram que a suspensão das atividades aconteceu porque os ônibus seriam submetidos a uma revisão mecânica, e ao final da reunião, confirmaram que os ônibus voltariam à normalidade a partir da próxima segunda-feira.
O presidente do Sintrom, Francisco de Assis, também falou das necessidades do setor e pediu o apoio da nova gestão na solução dos problemas que acometem o serviço público atualmente. “Queremos o apoio da prefeita para mudarmos esta realidade do transporte público de Mossoró”, disse.
O vereador Genivan Vale, que representou a Câmara Municipal, parabenizou a prefeita pela iniciativa rápida em ouvir os empresários. “Acredito que, com esta atitude da prefeita, está mais do que clara uma forma diferente de dialogar. Aqui fica r egistrado também o apelo da Câmara Municipal para que vocês retomem os serviços”, disse.
Participaram também da reunião, o consultor geral do município, Olavo Hamilton, a procuradora jurídica do município, Rafaela Burlamarqui, secretário municipal do Desenvolvimento Urbano, Alexandre Lopes e o subsecretário de Transito e Transportes, Marlos Ciarlini.
“Considero muito importante a presença de todos aqui. Isto mostra a disposição de cada um em colaborar com o município no melhor atendimento ao cidadão. Agradeço a presença do Ministério Público aqui, que tem tido um papel muito importante no atendimento ao cidadão na cidade de Mossoró”, comentou a prefeita Cláudia Regina.
NOVA REUNIÃO – No dia 10 de Janeiro, uma nova reunião para tratar do sistema municipal de transporte público acontecerá, envolvendo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexandre Lopes, o subsecretário de Trânsito e Transportes, Marlos Ciarlini e com as empresas de ônibus.