quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Primeira parcela do 13º salário de aposentados do INSS será paga este mês

A primeira parcela do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a ser paga no dia 26 de agosto. De acordo com a portaria que autoriza o pagamento, publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (6), os depósitos serão feitos entre os dias 26 de agosto e 6 de setembro.

Segundo o Ministério da Previdência Social, a expectativa é que 26,5 milhões de pessoas recebam a primeira parcela, e a injeção de R$ 12 bilhões na economia. No ano passado, foram pagos R$ 130 bilhões com o décimo terceiro dos trabalhadores brasileiros - 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB).

Sobre a primeira parcela do décimo terceiro, não incidem imposto de renda ou recolhimento para a Previdência - cobrados somente sobre a segunda parcela do benefício. Para os trabalhadores com carteira assinada, a primeira parcela deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro. A segunda, até o dia 20 de dezembro. Para os servidores públicos, a regra é diferente. A primeira parcela é paga em julho, com base no salário de junho; e a segunda, em dezembro, com base no salário de novembro.

Têm direito ao décimo terceiro salário os trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada, urbano ou rural, avulso e doméstico, bem como os aposentados e pensionistas do INSS. Não têm direito quem recebe amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e a pessoa com deficiência, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado por autarquia empregadora e salário-família.

Da Agência Brasil

Rio Grande do Norte emplaca dois políticos entre os 100 mais influentes do país

Na 20ª edição dos "Cabeças" do Congresso Nacional, divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) nesta quarta, aparece dois nomes do Rio Grande do Norte entre o seleto grupo dos 100 políticos mais influentes do Parlamento brasileiro: Agripino Maia (DEM) e Henrique Alves (PMDB). A principal habilidade atribuída ao presidente da Câmara dos Deputados é a de articulador político. Já Agripino ganhou a "fama" de bom debatedor.

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do Diap, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais colegas no exercício do mandato. O Diap leva em consideração a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. Henrique Alves disse ser uma honra ter o reconhecimento do Diap que elabora a lista com base em pesquisas e uma votação entre os profissionais de imprensa que fazem a cobertura jornalística da Câmara e do Senado.

“Poucos parlamentares, como eu, tiveram o privilégio de integrar essa lista durante tantos anos consecutivos. É o reconhecimento do nosso trabalho”, ressaltou o presidente da Câmara. “São parlamentares que se destacam pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e, principalmente, pela facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”, destaca o relatório do Diap.

Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite do Congresso Nacional são o PT, partido da presidente Dilma Rousseff com 26; e o PMDB, partido do vice-presidente da República, Michel Temer e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves e do Senado Federal, Renan Calheiros, com 16. Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 61 são deputados e 39 são senadores. A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) aparece na lista dos parlamentares em ascenção.
 

Nomeados os membros da comissão de avaliação de desempenho da educação

 Do Blog Ponto Crítico!
Hélio também nomeou o Conselho do Fundeb
O Prefeito Hélio, de Guamaré, através da Portaria 742/2013, com data de ontem (5), nomeou os membros que vão constituir a Comissão Especial de Avaliação de Desempenho dos Profissionais da Educação.

A comissão ficou formada com os seguintes membros:

I – REPRESENTANTES DOS PROFESSORES:
· Luciano Pereira da Silva
· José Cláudio Quirino 
II – REPRESENTANTES DO FUNDEB: 
· Marcos Gean Martins 
· Isabel do Nascimento Bezerra 
III – REPRESENTANTES DO CME: 
· Samara Gadelha de Miranda 
· Elisonaldo Cristian Câmara 
IV – REPRESENTANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: 
· Roberto Aguiar Damasceno 
· Maria Geovânia Marinho 

Clique AQUI para ler a portaria

Em tempo: No mesmo dia, através da Portaria 741/2013, o prefeito nomeou os membros do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, para o biênio 2013/2015. Leia a portaria clicando em PORTARIA Nº 741/2013