terça-feira, 6 de agosto de 2013

Deputado George Soares denuncia caos no atendimento do Hospital Regional de Assú

“Toda a população da região do Assú clama por saúde” 
“Faltam seringas, medicamentos e até mesmo esparadrapos. Os pacientes que precisam de curativos trazem o material de casa, só assim o procedimento é realizado...”

A denúncia chegou por e-mail ao deputado George Soares (PR) que registrou no Plenário da Assembleia Legislativa, as péssimas condições do Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos, em Assú.

Durante o pronunciamento, George Soares lembrou que esteve visitando a unidade hospitalar, e o diretor do Hospital apresentou uma realidade totalmente diferente.

--“A mais ou menos 40 dias, estivemos no Regional, onde visitamos todas as instalações e percebemos outra realidade, tudo limpo e funcionando, porém, diante desta denuncia, temos certeza que a real situação é outra”. Afirmou.

Aparteado, o Deputado Kelps Lima, registrou que numa conversa com um amigo médico, este revelou que a situação é de calamidade pública, nem um simples exames há condições de ser feito.

George Soares, que vem defendendo melhorias para o Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, destinou neste ano de 2013, uma emenda no valor de R$ 500 mil para que possa ser instalada a tão necessária UTI.

Município

O Parlamentar também falou sobre o pronto socorro que funciona nas dependências do Hospital, e que é gerido pela Secretaria de Saúde do Município de Assú. --“No período das eleições municipais, o pronto socorro funcionava 24 horas por dia, hoje, com o fim da campanha, só funciona até meia noite, e não tem capacidade de oferecer nem o atendimento básico, o que contribui para a superlotação no Hospital do Estado”.

Rio Açu - maior riqueza do Vale - está secando



Barrancos de areia sufocam a passagem da pouca água - Mais fotos abaixo


  
É o único rio federal do RN. Nasce na Paraíba e atravessa todo nosso estado. Sua várzea, no tempo do carro de boi, dos moinhos, cacimbas e batatas nas vazantes.

Hoje fui ver – após ouvir que nosso rio está secando – e de fato está. Água no meio da canela. É de assustar quando olhamos o leito quase seco em algumas extensões.

A preocupação é com toda uma população que depende do manancial.

Dizem que a barragem Armando Ribeiro, que a partir da sua represa abastece o rio, reduziu para menos da metade a vazão d’água, comprometendo a agricultura de irrigação e causando preocupação nos varzeanos.

Porém, sabe-se que as medidas adotadas pelos órgãos que cuidam dos recursos hídricos, dar-se em função do quadro de seca vivido este ano!

Agricultor tenta encanar água para salvar a lavoura



Moinhos usados nas décadas passadas para irrigar sítios  

Imagens do rio hoje