sexta-feira, 31 de maio de 2013

Dia de Corpus Christi- Origem da solenidade













Consumidor gasta mais com cigarros do que com arroz e feijão

No Dia Mundial sem Tabaco (31), o economista André Braz (FGV) comenta implicações do consumo de cigarro para o orçamento doméstico.

FD/nominuto
Os gastos da população com cigarros têm se mantido nos últimos anos e o peso dessas despesas no orçamento mensal dos consumidores “é relevante”, disse o  economista do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da  Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Braz.
No Dia Mundial sem Tabaco, comemorado hoje (31), o economista comentou as implicações do consumo de cigarro para o orçamento doméstico. Segundo ele, os consumidores gastam com o cigarro o dobro do que usam para comprar arroz e feijão. “1,20% da renda média é gasta com cigarro. É um número representativo se se olhar o gasto com arroz e feijão que é a metade disso, só 0,60%”, disse.
Segundo dados da Souza Cruz, em 2012, a empresa atingiu 74,9% do mercado brasileiro de cigarros, confirmando a primeira posição no setor. No quarto trimestre a participação teve um crescimento de 1,2 ponto percentual no ano chegando a participação recorde na sua história de 76.6%. Ainda de acordo com a empresa, o lucro operacional ficou em R$ 2.37 bilhões, que representam aumento de  9% em relação a 2011. O desempenho incluí os resultados com exportação de tabaco, que no mesmo período de comparação, conforme a companhia, teve crescimento de 106%.
O valor médio em reais dos gastos dos consumidores, no entanto, não é calculado, segundo o economista da FVG, por que varia conforme a quantidade de fumo por família e o número de integrantes de cada uma.
André Braz explicou que os gastos sempre tiveram peso relevante (acima de 1%), mas ficaram estáveis nos últimos dez anos por que quem gosta de fumar não abre mão do cigarro. Braz esclareceu que, apesar da queda no número de fumantes, o peso dos gastos permanece em destaque por causa da elevação do preço do produto. “O governo implementou uma política de aumento de imposto do produto para desestimular, então ainda que o número de fumantes seja em menor grupo, sustenta o vício a um preço maior”, disse.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), na população com mais de 15 anos de idade, o consumo de cigarros no Brasil caiu de 32 %, em 1989, para 17% em 2008. Os 17% correspondem a 25 milhões de fumantes.
Para o pneumologista do Inca, Ricardo Meirelles, a queda é resultado de um conjunto de ações do Programa Nacional de Antitabagismo. “A conscientização da população sobre o tabagismo e as leis  são importantes. A lei que proíbe o fumo em ambiente fechado é importante porque sensibiliza o fumante e o incentiva a parar de fumar. A gente nota que as pessoas querem parar de fumar por que não têm mais liberdade de fumar como antigamente.”
Para o pneumologista, o aumento no preço do cigarro também influencia no combate ao vício. Citou também outros fatores: a proibição de propaganda, as campanhas para que os jovens não comecem a fumar, o aumento da oferta de assistência ao fumante na rede pública e, por último, a proibição que as pessoas fumem em prédios públicos. O pneumologista citou também as queixas crescentes das pessoas que dizem estar com a saúde prejudicada pela convivência com os fumantes.
Na avaliação de Meirelles, é muito mais econômico para o governo implementar um programa contra o tabagismo, mesmo comprando os medicamentos, do que pagar o tratamento da doença causada pelo vício. Ele explicou que o tratamento se baseia em duas formas.
“Primeiro – disse Meirelles - é preciso entender que o tabagismo é dependência química. A nicotina é muito poderosa e pode causar dependência química até maior que outras [substâncias].”
Observou também que há uma dependência psicológica: o cigarro às vezes é encarado como uma forma de tranquilizar, aliviar o estresse e aborrecimentos.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

O sentido da celebração de Corpus Christi- Origem da solenidade



1. O sentido da celebração


Na quinta-feira, após a solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra devotamente a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, festa comumente chamada de Corpus Christi. A motivação litúrgica para tal festa é, indubitavelmente, o louvor merecido à Eucaristia, fonte de vida da Igreja. Desde o princípio de sua história, a Igreja devota à Eucaristia um zelo especial, pois reconhece neste sinal sacramental o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante em meio às comunidades cristãs. Celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da Igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas.


Poderíamos perguntar se na Quinta-Feira Santa a Igreja já não faz esta memória da Eucaristia. Claro que sim! Mas na solenidade de Corpus Christi estão presentes outros fatores que justificam sua existência no calendário litúrgico anual. Em primeiro lugar, no tríduo pascal não é possível uma celebração festiva e alegre da Eucaristia. Em segundo lugar, a festa de Corpus Christi quer ser uma manifestação pública de fé na Eucaristia. Por isso o costume geral de fazer a procissão pelas ruas da cidade. Enfim, na solenidade de Corpus Christi, além da dimensão litúrgica, está presente o dado afetivo da devoção eucarística. O Povo de Deus encontra nesta data a possibilidade de manifestar seus sentimentos diante do Cristo que caminha no meio do Povo.



2. Origem da solenidade
Na origem da festa de Corpus Christi estão presentes dados de diversas significações. Na Idade Média, o costume que invadiu a liturgia católica de celebrar a missa com as costas voltadas para o povo, foi criando certo mistério em torno da Ceia Eucarística. Todos queriam saber o que acontecia no altar, entre o padre e a hóstia. Para evitar interpretações de ordem mágica e sobrenatural da liturgia, a Igreja foi introduzindo o costume de elevar as partículas consagradas para que os fiéis pudessem olhá-la. Este gesto foi testemunhado pela primeira vez em Paris, no ano de 1200.
Entretanto, foram as visões de uma freira agostiniana, chamada Juliana, que historicamente deram início ao movimento de valorização da exposição do Santíssimo Sacramento. Em 1209, na diocese de Liége, na Bélgica, essa religiosa começa ter visões eucarísticas, que se vão suceder por um período de quase trinta anos. Nas suas visões ela via um disco lunar com uma grande mancha negra no centro. Esta lacuna foi entendida como a ausência de uma festa que celebrasse festivamente o sacramento da Eucaristia.
3. Nasce a festa do Corpus Christi
Quando as idéias de Juliana chegaram ao bispo, ele acabou por acatá-las, e em 1246, na sua diocese, celebra-se pela primeira vez uma festa do Corpo de Cristo. Seja coincidência ou providência, o bispo de Juliana vem a tornar-se o Papa Urbano IV, que estende a festa de Corpus Christi para toda Igreja, no ano de 1264.
Mas a difusão desta festa litúrgica só será completa no pontificado de Clemente V, que reafirma sua significação no Concilio de Viena (1311-1313). Alguns anos depois, em 1317, o Papa João XXII confirma o costume de fazer uma procissão, pelas vias da cidade, com o Corpo Eucarístico de Jesus, costume testemunhado desde 1274 em algumas dioceses da Alemanha.

O Concílio de Trento (1545-1563) vai insistir na exposição pública da Eucaristia, tornando obrigatória a procissão pelas ruas da cidade. Este gesto, além de manifestar publicamente a fé no Cristo Eucarístico, era uma forma de lutar contra a tese protestante, que negava a presença real de Cristo na hóstia consagrada.
Atualmente a Igreja conserva a festa de Corpus Christi como momento litúrgico e devocional do Povo de Deus. O Código de Direito Canônico confirma a validade das exposições publicas da Eucaristia e diz que ·principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, haja procissão pelas vias públicas· (cân. 944).
4. A celebração do Corpo de Cristo
Santo Tomás de Aquino, o chamado doutor angélico, destacava três aspectos teológicos centrais do sacramento da Eucaristia. Primeiro, a Eucaristia faz o memorial de Jesus Cristo, que passou no meio dos homens fazendo o bem (passado). Depois, a Eucaristia celebra a unidade fundamental entre Cristo com sua Igreja e com todos os homens de boa vontade (presente). Enfim, a Eucaristia prefigura nossa união definitiva e plena com Cristo, no Reino dos Céus (futuro).
A Igreja, ao celebrar este mistério, revive estas três dimensões do sacramento. Por isso envolve com muita solenidade a festa do Corpo de Cristo. Não raro, o dia de Corpus Christi é um dia de liturgia solene e participada por um número considerável de fiéis (sobretudo nos lugares onde este dia é feriado). As leituras evangélicas deste dia lembram-nos a promessa da Eucaristia como Pão do Céu (Jo 6, 51-59 - ano A), a última Ceia e a instituição da Eucaristia (Mc 14, 12-16.22-26 - ano B) e a multiplicação dos pães para os famintos (Lc 9,11b-17 - ano C).
5. A devoção popular
Porém, precisamos destacar que muito mais do que uma festa litúrgica, a Solenidade de Corpus Christi assume um caráter devocional popular. O momento ápice da festa é certamente a procissão pelas ruas da cidade, momento em que os fiéis podem pedir as bênçãos de Jesus Eucarístico para suas casas e famílias. O costume de enfeitar as ruas com tapetes de serragem, flores e outros materiais, formando um mosaico multicor, ainda é muito comum em vários lugares. Algumas cidades tornam-se atração turística neste dia, devido à beleza e expressividade de seus tapetes. Ainda é possível encontrar cristãos que enfeitam suas casas com altares ornamentados para saudar o Santíssimo, que passa por aquela rua.
A procissão de Corpus Christi conheceu seu apogeu no período barroco. O estilo da procissão adotado no Brasil veio de Portugal, e carrega um estilo popular muito característico. Geralmente a festa termina com uma concentração em algum ambiente público, onde é dada a solene bênção do Santíssimo. Nos ambientes urbanos, apesar das dificuldades estruturais, as comunidades continuam expressando sua fé Eucarística, adaptando ao contexto urbano a visibilidade pública da Eucaristia. O importante é valorizar este momento afetivo da vida dos fiéis.
Evaldo César de Souza, C.Ss.R

segunda-feira, 27 de maio de 2013

ANIVERSÁRIO DE ALEXSON WILLAME


É o seu aniversário ! 

É um dia para refletir 
sobre o ano que passou. 
Foram muitos erros e acertos, 
mas sempre a certeza 
de viver intensamente cada dia, 
aproveitando cada momento 
para aprender e evoluir. 

Pois, cada dia é mais um passo 
na longa caminhada da vida. 
E certamente você como ninguém 
sabe a pessoa especial que é. 

Desejo-lhe tudo de bom. 

Que você possa ser feliz 
e faça os outros felizes, 
pois não há dádiva maior 
que a vida e o amor. 

Por isso, 
nunca pare a busca pelo crescimento interior 
e continue sempre a ser 
a pessoa que você é. 

Feliz Aniversário!!!
DE TODOS QUE FAZEM A FAMÍLIA LIDER FM 104,9

sábado, 25 de maio de 2013

Garibaldi, o pai, será homenageado pela Assembleia Legislativa


garibaldialves300O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), pai do ministro Garibaldi Filho (Previdência), será homenageado na próxima segunda-feira (27) pelos deputados estaduais.
Garibaldi, o pai, vai receber a medalha do Mérito legislativo José Augusto, mais alta comenda do legislativo estadual.
O político fez por merecer a honraria. Já exerceu três mandatos de deputado estadual, foi vice-governador de Geraldo Melo e hoje ocupa uma das cadeiras do Senado da República.
A homenagem foi proposta pelo presidente da AL, deputado Ricardo Motta. A solenidade está marcada para as 10h, da segunda-feira, no plenário Clóvis Motta.

Mensagem o oi lustres Inácio Dantas

A perda de um ente querido é a prova mais dolorosa que o Espírito enfrenta em sua breve passagem pela Terra. Como entender um fato que parece fechar todas as portas à esperança? Conviver sem a presença física de quem tanto estimamos?

Controlar a saudade dos mínimos gestos? Saudade essa que ao contrário do que dizem, parece aumentar com o tempo.

Como suportar a voz que se calou trazendo um terrível silêncio? E o que fazer para conter as lágrimas diante das fotografias de um passado que não retorna?

Manter a confiança torna-se tarefa complicada quando o futuro nos parece tão incerto.
Tudo a nossa volta parece sem sentido e penoso, falta coragem para os mínimos atos. Emoções se misturam, num instante a revolta, a descrença, a vontade de gritar sem parar e em outro momento, reina a melancolia, o pranto, a vontade de desistir.

Desesperados queremos nos apoiar em algo, mas parece não haver remédio para nossa dor!
Como almejamos por notícias, por provas de que a vida prossegue, de que um dia o reencontro realmente ocorrerá, mas nossos apelos parecem em vão.

Por que tamanha dor que dilacera nossas almas e ceifou nossos sonhos? São as perguntas que continuamos a buscar.

E a cada manhã, travamos uma intensa luta para levantarmos e principalmente nos mantermos de pé.
O sofrimento é imenso,que fica complicado até para compartilhar, faltam palavras para expressá-lo.
Daríamos tudo por apenas um minuto na presença do ente querido, pela chance de encontrarmos o mesmo olhar, de acariciarmos a face e sentir novamente o seu calor.

De termos a certeza de que a vida continua, mas a nossa frente só escuridão... Onde a piedade divina?

Aqui, sempre! Porque são nessas horas que devemos buscar a presença de Jesus em nossas vidas e novamente ouvir a sua voz amorosa a nos confortar: Vinde a Mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei.

Sim, será Jesus que segurará nossas mãos nesse momento tão complicado.Que com sua Infinita Bondade, enxugará nossas lágrimas, permitindo que nossos olhos enxerguem outros horizontes. Com sua misericórdia, aliviará nosso íntimo, acalmando a tempestade de sensações conflitantes em que nos encontramos mergulhados. É Jesus que nos devolverá a alegria de viver, comprovando-nos que a morte não existe, é apenas uma passagem.

Que o Espírito prossegue em sua evolução e ainda encontra-se em sintonia com nosso amor, sentimento que rompe qualquer fronteira.

Assim, quando a saudade parecer chegar ao seu limite, sufocando-nos, transformemos nossas vibrações amorosas no carinho que gostaríamos de fazer.

Se a face não pode mais ser tocada, o Espírito sempre poderá.

Se palavras não podem ser pronunciadas, a linguagem do amor permanece em qualquer tempo e local.
As lembranças vividas jamais se apagam, todavia, não façamos dessas motivo de eterna tristeza. É a tristeza quando se prolonga que aumenta a distância, tornando-nos mais suscetíveis às influencias negativas que impedem o auxílio divino de nos amparar e fortalecer.

Tristes e cabisbaixos rompemos com a fé, físico e espírito se abatem e por mais que ouçamos falar da esperança, fica a sensação de que recomeçar é impossível.

Claro que lágrimas serão derramadas, jamais nos será pedido por Jesus que sufoquemos nossos sentimentos, porém, Ele nos estende suas mãos disposto a enxugar cada uma dessas lágrimas. A aliviar a tensão que carregamos no coração e tudo faz para que percebamos que a vida continua a se renovar, assim, permanece a nos convidar a vivê-la.

E é vivendo que amadurecemos, evoluímos espiritualmente e passamos a compreender tantas coisas e a descobrir novos valores.

É vivendo que vamos dia a dia encurtando a distância e nos preparando para o reencontro que um dia ocorrerá.

Assim, quando a melancolia bater a nossa porta e não tivermos forças para combatê-la novamente busquemos Jesus e Ele nos orientará.

Se for necessário nos carregará no colo, quantas vezes forem necessárias, nos envolverá com seu carinho e estará a velar nosso sonho.

Quantas noites mal dormidas... E quando buscamos abrir o coração e através de uma singela prece nos ligar ao Alto, parece que nos acalmamos e nem que seja por minutos, a serenidade se apresenta ao nosso lado.

De fato, a oração sincera nos eleva acima das tempestades que desabam em nossa vida e elevados espiritualmente vamos ao encontro da espiritualidade maior que nos aguarda de braços abertos.

Companheiros espirituais que sempre nos protegem e aproveitam o repouso físico, para se aproximarem e conosco dialogar, cooperando para o restabelecimento de nossas forças. Incentivam-nos a prosseguir, mostrando que conosco caminharão.

Ao acordarmos, sentimos uma nova atmosfera nos envolver, não sabemos como explicar, mas a paz adentra nosso ser.

É a paz de Jesus que sempre nos é oferecida!

E como mantê-la? Trazendo Jesus para a nossa vida!

Jesus é o consolo, o porto seguro, não foi em vão que declarou ser o Caminho, a Verdade e a Vida. E não há forma melhor de Jesus estar vivo em nossa existência, do que compartilhar o seu amor. O amor cobre a multidão de pecados já nos disse o apóstolo. E podemos completar que o amor aquece, liberta, alegra, conforta, renova e alimenta a Vida. Amor, que se encontra nos gestos de fraternidade que realizamos.

Que cresce cada vez que somos capazes de sair do nosso sofrimento e enxergar a dor alheia.

Enxergar e também auxiliar.

Ah, quanto amor se derrama sobre nós num simples gesto... E os olhos físicos ainda não conseguem enxergar, mas quando praticamos a caridade, o amor, fica o sorriso estampado no local daquele que tanto estimamos.

Porque como já dito o amor rompe toda e qualquer fronteira. E como diz a oração: amando somos amados, consolando somos consolados.

Toda vez que fizermos um gesto de amor em prol de um necessitado, estaremos beijando a face dos que nos antecederam nessa grande viagem.

O cultivo do amor será sempre o melhor tributo que podemos prestar aos que não mais se encontram fisicamente entre nós.
Compartilhemos o amor!

O amor nos erguerá das trevas, aproximando-nos de Jesus.
E com Jesus novamente ouviremos o exército de benfeitores espirituais a proclamar: Não existe perda, não existe morte, o que chamais de destruição, não passa de transformação ( Livro dos Espíritos – Pergunta 728).

E fortalecidos seguiremos nossa jornada, conscientes de que Jesus prossegue a nos guiar e a nos mostrar que a morte significa chegar ao fim e descobrir que o fim, em verdade, é apenas um novo recomeço.

E recomeço com Jesus!

A esperança sobrevive!


(Sonia Carvalho)




De Willame e Família

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Porto do Mangue: Reparação da Quadra de Esportes

Ainda abalada com a tragédia de terça-feira, a cidade litorânea tenta retomar a normalidade cotidiana.

A quadra esportiva da Escola Estadual Professora Josélia de Souza segue com as obras dentro do cronograma estabelecido.

O esporte é um importante instrumento de sociabilização, cooperação e desenvolvimento físico e psicológico das crianças e adolescentes.
Segundo uma pesquisa do Ibope divulgada este ano, 30% das escolas públicas brasileiras não possuem quadras ou outros espaços que possam ser usados para as práticas esportivas.
No Nordeste do país, o número chega a 51% das unidades!

Diferença salarial entre trabalhadores com e sem nível superior chega a 219%

No período, quem tinha nível superior recebia, em média, salário de R$ 4.135 e quem não tinha, R$ 1.294.



Diferença salarial entre os trabalhadores brasileiros com e sem nível superior pode chegar a 219%,
A diferença salarial entre os trabalhadores brasileiros com e sem nível superior pode chegar a 219%, segundo dados da pesquisa Estatísticas do Cadastro Central de Empresas (Cempre) 2011, divulgada hoje (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No período, quem tinha nível superior recebia, em média, salário de R$ 4.135 e quem não tinha, R$ 1.294.
O estudo, que reúne informações cadastrais e econômicas de empresas e outras organizações (administração pública, entidades sem fins lucrativos, pessoas físicas e instituições extraterritoriais), mostra ainda que 82,9% dos assalariados não tinham nível superior e 17,1% tinham.
Em 2011, as empresas pagaram os salários mensais mais baixos (média de R$ 1.592), enquanto a administração pública pagou os mais elevados (média de R$ 2.478), seguida das entidades sem fins lucrativos, que pagaram salário mensal médio de R$ 1.691.
Os maiores salários médios mensais foram pagos pelo setor de eletricidade e gás (R$ 5.567), seguido por atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (R$ 4.213). Já os menores foram pagos por alojamento e alimentação (R$ 858) e atividades administrativas e serviços complementares (R$ 1.110).
A pesquisa aponta também aumento de 5,7% no número de mulheres contratadas entre 2010 e 2011, variação superior à dos homens (4,7%) contratados no mesmo período. Ainda assim, os homens continuam sendo maioria (57,7% contra 42,3%) e continuam a ganhar mais: em média, R$ 1.962, 25,7% a mais do que a média salarial das mulheres (R$ 1.561,12).

ENSAIO E ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA O LANÇAMENTO DA MARCA VOO 7 EM PORTO DO MANGUE



Marcado para o próximo sábado dia 25, a inauguração da Fábrica de confecções marcará sua trajetória  com um mega desfile da coleção VOO 7 a nova marca de roupas que promete ter seu publico garantido pelo bom gosto e estilo. As expectativas são muito boas. A cidade já começou a se movimentar  neste ultimo domingo no ensaio preparatório do desfile. Que contou com a presença de LÉO EVENTOS, representante do Sindicato dos Artistas do RN, para ajudar na produção do desfile. Os jovens modelos porto manguenses, estão entusiasmados por estarem participando dessa historia que, além de mudar o quadro sócio econômico da cidade, gerando emprego e renda, a iniciativa da empresária DR.ª Rosa Araujo, e o prometer e designer de moda Francisco Bezerra, é garantir também um espaço para os jovens interessados que queiram e sonham em seguir uma carreira no mundo da moda. sendo modelo fotográfico ou de passarela. "Acreditamos que um trabalho como este,  venha mudar um pouco o quadro em  que se encontra nossa cidade.  Trazendo uma esperança de trabalho para homens mulheres, e jovens que conhecerão novos horizontes afastando-os da área de risco em que podem se envolver pela falta de espaço" Disse Dr.ª Rosa Araujo. Que também adotou a campanha que Mossoró iniciou e, trouxe como modelo para a cidade: 

"PORTO DO MANGUE 
EU AMO
EU CUIDO"

Acredito se cada um de nós fizermos a nossa parte. Seja a contribuição minima que for: financeira, apoio moral, vontade, ideias (sugestões)  homens e mulheres, crianças, jovens, velhos e adultos serão e terão uma vida mais digna e feliz nessa cidade. SE você ama a CIDADE QUE MORA VOCÊ CUIDA.
Participa dessa Campanha.

PORTO DO MANGUE
EU AMO
EU CUIDO

VOCÊ É NOSSO CONVIDADO PARA O EVENTO


Agradece a equipe de produção

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Comoção e lágrimas no sepultamento de estudante assassinado na escola em Porto do Mangue

Familiares e amigos ao lado do caixão no interior da casa paroquial.
Centenas de colegas fazem homenagens e pedem e justiça

    
Na tarde desta quarta-feira, familiares, amigos, autoridades e a população de Porto do Mangue se despediram de Josimar Arruda de Souza, o “GALEGO”, morto brutalmente ontem na sala de aula enquanto estudava.

Os alunos da escola Estadual Professora Josélia de Souza fizeram uma caminhada com faixas e cartazes pedindo paz e justiça. As última homenagens foram feitas na casa paroquial. 

Em cada olhar havia lágrima e comoção. Familiares próximos chegaram a passar mal na hora do cortejo até o cemitério.

- “Josimar era um jovem exemplar”, disse Rodrigo Costa, instrutor do Programa Pro - jovem Trabalhador, o qual ele fazia parte.

Os amigos de sala de aula, que assistiram o crime, comentavam que esse crime não pode cair no esquecimento. Abraçados pediam a Deus força para suportar a tristeza.

A Secretaria de Educação do Estado enviou representantes para acompanhar o velório e prestar solidariedade a família. 

Partida súbita

A morte de “Galego” aconteceu com a rapidez com que ele passou pela vida. Pelos depoimentos colhidos por nossa reportagem, percebe-se que era um jovem cheio de vida e de grandes planos para o futuro.

Partiu na flor da mocidade, deixando em todos que o conheceu, o sentimento de tristeza profunda. Ainda vai levar um tempo para a pacata Porto do Mangue esquecer a morte de um filho querido por todos!

Click para ampliar as Imagens [Willame Fotografias]